-
Arquitectos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
- Ano: 2001
-
Fotógrafo:Manuel Aguiar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A chegada à casa é caraterizada por duas paredes de concreto aparente imediatas ao edifício, ambas tímidas e enlventes. O acesso é feito através de uma rampa coberta por uma lâmina de concreto que se estende da casa ao portão, terminando num pilar metálico.
A casa é essencialmente fechada a Norte e a Este, voltando-se inteiramente a Sul e a Oeste, em direção ao sol, disfrutando de um relação privilegiada com o jardim, os pátios e a piscina.
A distribuição no piso superior é feita através de um corredor curvo, sobre as curculações no piso térreo. Este espaço é marcado pelas paredes de concreto aparente no piso térreo e por clarabóias circulares que juntamente com as escadas laminares transparentes próximas criam uma atmosfera luminosa surpreendente.
Os dois quartos existentes estão voltados a Sul e cada um tem uma pequena varanda. A suite tem um terraço e vistas para o jardim e para a piscina.
em relação aos espaços exteriores, o objetivo passou por criar uma relação de proximidade com o programa interior, diferenciando os espaços e as funções. O jardim envolve toda a casa, os pátios e piscina. O pátio ao lado dos quartos completa o azul refletido pela piscina que continua ao longo do relvado, como se fosse uma caraterística permanente.